Temperamento e Padrão da Raça Malinois

Muito inteligente, ativo, vigilante, ágil e dotado de ótima capacidade para aprender e executar comandos, o Pastor Belga Malinois (lê-se “malinoá”), TAMBÉM CONHECIDO COMO A FERRARI DOS CÃES DE PROTEÇÃO, é uma referência de raça canina para a função de guarda. Para farejar, capturar e proteger, o cão é o preferido por agentes de segurança quando é necessário o uso de cães em operações policiais de investigação, busca ou salvamento, sendo, inclusive, muito utilizada pela polícia e exército de vários países, bem como por forças especiais como SWAT, BOPE e pelos Bombeiros, batendo recordes de apreensões. Está presente no livro de recordes, o Guinness World Records, como o maior farejador de drogas, além de ser o primeiro cachorro a pular de paraquedas para farejar e detectar explosivos. Não é a toa que foi a raça escolhida para guardar a Casa Branca nos E.U.A.

 

Dentre os cães de trabalho, os Malis monopolizam o pódio nas competições por onde passam, IPO, Schutzhund, Mondioring, KNPV, Ring Belga, Francês e etc.

 

Excelente cachorro para companhia e guarda da família, protetor das crianças e dos membros da casa (espírito de matilha). Zela pelo território incansavelmente. Vigilante por natureza, é o cão mais valente e alerta que há. Transborda vitalidade. É muito rústico, com saúde quase de ferro, praticamente livre de displasia e de outras doenças comuns em outras raças, se adaptando muito bem a mudanças climaticas e de temperatura.

 

O malinois é reconhecido pelo porte imponente, elegância, robustez e resistência a variações climáticas. Lealdade e muita devoção ao criador são outras duas qualidades que possui, além de ser afetuoso, gentil e fiel ao seu dono. Apesar de contar com um temperamento amigável, seguro e estável, age com energia quando é necessário defender o dono ou a propriedade, mostrando-se desconfiado com estranhos. É um cão instintivamente protetor , sem que seja impulsivamente agressivo, portanto equilibrado. O drive de seu temperamento é alto, porém é obediente e paciente, tendo um comportamento previsível. Reune, desta forma, as caracteristicas necessárias para uma escolha inteligente, garantindo, assim, uma convivência feliz, recompensadora e harmoniosa com sua familia.

 

De elevado instinto de proteção e com cara de bravo, latido grosso, dono de uma mordida potente e faro apurado, o malinois tem fama de mau, quesito bem-visto quando o assunto é segurança. Por estar incluso no grupo de cães pastores, tem, ainda, potencial para treino em manejo e condução de rebanhos.

 

Rústico e resistente à fadiga, o pastor-belga malinois tem o hábito de passar o dia ao ar livre e uma expectativa de vida de 12/15 anos, sem apresentar um comportamento ocioso. Com machos que variam de 61 a 66 centímetros de altura e fêmeas de 56 a 61 centímetros, o peso do malinois pode variar de 25 a 40 kg.

 

As quatro variedades de Pastor Belga (malinois, tervuren, groenendael e laekenois) se diferenciam pela pelagem. N0 caso, o malinois, o representante mais velho, tem pelos curtos, principalmente na cabeça, orelhas e patas, com uma cor que varia de ruivo-queimado (fulvo encarvoado) a pinhão-escuro. A máscara negra na face pode ser pequena próxima à boca ou até ultrapassar o limite dos olhos. É um cão mediolíneo, harmoniosamente proporcionado, juntando elegância e poder, de tamanho médio, de musculatura seca e forte, inscrito em um quadrado, ou seja, não apresenta o quadril caído do Pastor Alemão;

 

Seu temperamento vivo e alerta, seu caráter seguro, sem nenhum medo, nem agressividade, devem ser visíveis na atitude do corpo e na expressão altiva e atenciosa de seus olhos brilhantes. Deve-se registrar seu caráter “calmo” e “corajoso” nos julgamentos.
 

Usamos e

Recomendamos

Redes Sociais

  • Facebook Reflexão
  • Google + reflexão
  • Instagram Reflexão

Aceitamos os Cartões

Confederação

Confederação Brasileira de Cinofilia, CBKC

Federação

The Fédération Cynologique Internationale,FCI

Kennel Club

Kennel Clube do Rio Grande do Sul, Kennel Club RS

© Canil K9 Campos do Mar - Especializado na raça Pastor Belga Malinois - Capão da Canoa  - RS 

 Porto Alegre  - Rio Grande do Sul - Osório - Torres - Caxias do Sul - Brasil